A diretora do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) Bruna Favero representou a entidade médica na cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao engenheiro agrícola Paulo Renato Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil, realizada na manhã desta quarta-feira,4. A iniciativa partiu do deputado e médico Pedro Pereira, que justificou a homenagem ressaltando a dedicação de Herrmann ao agronegócio brasileiro e a causas sociais.
Bruna lembra que Paulo Herrmann lidera uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul, que é um exemplo ao país: o de transformar o único hospital rural do Brasil em um centro de excelência em telemedicina. Este projeto está sendo executado no Centro de Saúde São João da Reserva, Hospital da Reserva, localizado no interior de São Lourenço do Sul.
Formado em 1979 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com MBA em Gestão de Negócios, Herrmann recebeu em 2021 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), outorgado por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário, em mérito aos serviços prestados. No mesmo ano, foi considerado umas das 500 autoridades mais influentes da América Latina, pela publicação Bloomberg Línea.
Filho de pequenos agricultores do interior do Rio Grande do Sul, concluiu sua formação no sistema de ensino público e construiu, ao longo dos últimos 40 anos, uma carreira em empresas de grande porte, nas áreas de vendas e marketing, planejamento estratégico e relações corporativas. Além disso, atua como membro de diversos conselhos consultivos e administrativos de empresas públicas e privadas, entre outras funções de liderança desempenhadas no agronegócio brasileiro.
Nos últimos 10 anos, vem liderando projetos na área de agricultura de baixa emissão de carbono por meio de iniciativas que objetivam aumentar a eficiência produtiva da agricultura nos trópicos. Entre essas ações, está o fomento à implementação e difusão de estudos relativos à integração de diferentes sistemas de produção na mesma unidade produtiva, denominada de Integração Lavoura Pecuária e Floresta.
O deputado Pedro Pereira revelou que a vida de Hermann está voltada também à responsabilidade social na área da saúde. O autor da homenagem afirmou ainda que Hermann é “um exemplo a ser seguido por outros empresários, pois as grandes empresas devem ir além do lucro e pensar no bem-estar de suas comunidades”.
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, declarou que a trajetória do homenageado deve ser “respeitada, aplaudida e servir de referência para pessoas que têm condições de ajudar quem precisa”. Referindo-se à atuação social do ex-presidente da John Deere no Brasil, o presidente do parlamento disse que é preciso dar atenção às questões sociais e ampliar a visão de solidariedade, “pois muitas vezes, a empatia e o carinho fazem tanto efeito quanto os medicamentos”.
Ao agradecer a homenagem, Hermann revelou que nunca almejou “reconhecimento deste porte”, mas que se sentia “extremamente honrado”. Ele dedicou a Medalha à esposa, Vânia Hermann, pelo apoio e dedicação ao longo de 42 anos, e à mãe por ter lhe ensinado “a importância do trabalho, o amor à terra e a generosidade”.
A cerimônia foi prestigiada pelo chefe da Casa Civil, Artur Lemos, que representou o governador; secretária da Saúde, Arita Bergmann; presidente do Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Cláudio Bier; pelos deputados Ernani Polo, Mateus Wesp e Luiz Henrique Viana e familiares do homenageado.
O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.